quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cultive as amizades

Cultive as amizades!



       Com o advento das novas tecnologias profundas transformações socias tem ocorrido. De uma sociedade meramente industrial estamos caminhando a passo longos para uma sociedade cujas marcas estão na era da comunicação. As novas tecnologias proporcionaram que espaços geograficamente distintos pudessem interagir quase que de forma presencial, impulsionaram o processo de globalização que possui aspectos positivos e aspectos negativos.
Mas voltando a esse aproximar espaços geograficamente dispersos. Com o processo de globalização, como o advento das novas tecnologias e seu uso que encontra-se cada vez mais presente da vida dos indivíduos nas mais distintas camadas da sociedade, como andam as relações sociais afetivas presenciais? Possuir uma rede social como mais de cinco mil amigos, não necessariamente indica que de fato há relações ou vínculos estabelecidos como cada membro de tamanha "família". Com tudo acontecendo tão rápido e ao mesmo tempo, poucos são aqueles que conseguem se desprender do virtual para presencial quando o assunto é amizade. Quando há de certa forma um tempo para se gastar com manter as amizades virtuais, mensagens individuais, muitas vezes sem nexo ou fora de um contexto são enviadas, quando não há tempo, são utilizadas as famosas mensagens ou publicações coletivas, que não criam laços verdadeiros de amizade. Uma vez ouvi, que se ao final de uma vida, se pudesse contar os amigos verdadeiros nos dedos das mãos, essa pessoa poderia se considerar um homem ou mulher de sorte (amigos verdadeiros são aqueles que cativamos e nos cativaram). 
Para cultivarmos verdadeiras amizades, precisamos de tempo, precisamos nos dedicar, precisamos de amor e precisamos do contato com o outro. Não troque os amigos que podemos contar nos dedos, mas que sempre estarão ao nosso lado, por uma lista superficial em uma rede social, dedique mais tempo as amizades, ao que te faz bem, pois a única certeza que temos na vida é que dela não sairemos vivos. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação surgiram no intuito de se tornarem mais uma via pela qual buscamos construir significado e não um "ditador" do mesmo!

Aproveito esse espaço para postar um vídeo antigo que fiz para minha grade amiga Débora:

   


Dedico esse post a todos os amigos que posso contar nos dedos das mãos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário